#01 - Só sei que nada sei.
- Rodrigo Campos
- 8 de jan. de 2024
- 3 min de leitura

"De onde viemos e para onde vamos", "por que o céu é azul", "onde a Terra acaba" essas perguntas o homem faz desde sempre, claro que hoje sabemos sobre o azul o céu, e Galileu já disse que a terra não é plana.
Filosofia uma palavra que vem do grego, Filo significa amigo, amante ou amor e Sophia significa saber, ou seja; amar o saber. Os filósofos eram pessoas que não cansava de buscar mais conhecimento. Há 2.500 anos atrás surgiu um filosofo que podemos dizem que foi o pai da filosofia, seu nome era Sócrates.
Esse é o carinha que disse "O maior sábio é aquele que sabe que nada sabe", isso quer dizer que se você acha que sabe tudo você é um tolo, e se sabe que tem muitas coisas para aprender isto é sinal de sabedoria desde que vá em buscar de mais conhecimento.
Mas quero propor que pense nesta frase como um Rei. E você, como um Rei dizendo: “só sei que nada sei”.
Não é para continuar lendo o texto, e para parar e pensar na frase como um rei, só depois que você pensar como um rei que deve continuar a ler o texto.
Agora que você pensou, pergunta-se: isso é sabedoria?
No contexto da história até poderia ser, mas na verdade sabedoria e fazer as coisas que te faz feliz ao longo tempo. Esse é o segredo da felicidade, da vida.
Mas não é tão simples ser feliz, ou chegar à felicidade ou a sabedoria, tem muita coisa para aprender, muitas das coisas que estou escrevendo agora será verdade e não verdade a cada momento da sua vida. Use a sua sabedoria de Rei para ter discernimento sobre onde usar cada ensinamento deste texto.
Em geral, não existem respostas certas ou erradas, existe consequências que trará dor ou alegria, às vezes dor no início e alegria depois, outras vezes alegria no início e dor no fim. Mas o segredo é errar menos possível.
Agora vou trocar a palavra erro por merda, e a frase fica: o segredo é fazer menos merda possível.
A felicidade é fazer menos merda possível. Quando eu tinha uns 12 anos eu tive uma namoradinha, queria ser o primeiro da turma a namorar, parecia que eu era o tal, mas fiz merda, pois na hora da educação física que todos iam jogar futebol, eu tinha que ficar abraçadinho com a menina, era legal, mas o futebol era mais legal naquele momento, e como ela queria ficar sempre abraçados na educação física, eu terminei o namoro, pois assim seria mais feliz, e fui mais feliz.
Essa história é bobinha, mas pensa nela como algo grande. Se eu não tivesse terminado o namoro poderia ser pai aos 14 anos, e minha adolescência não seria a mesma. Não estou dizendo para não ter amores, namoros, paqueras ou o termo que estiver na moda, estou dizendo para fazer tudo de forma integral, de cabeça, vivendo a cada momento e ao mesmo tempo evitando de fazer merda.
Vou dar uma dica para você saber se vai dar merda ou não, faz essas três perguntas se responder for sim é porque vai dar merda
Pode me prejudicar no presente ou no futuro?
Vai prejudicar alguém?
É ilegal, ilícito ou engorda?
Agora para terminar com a tentação de fazer algo que de merda pensa nestas perguntas como uma forma de estimular você fazer as coisas sem dar merda
Eu quero pagar esse preço?
Existem outras formas de fazer sem ter que pagar esse preço?
Quais são as consequências?
Se der merda, qual é o plano B, e o plano C, D ....
Aquele que sabe o que é certo faz a coisa certa.
Comentários