top of page
Buscar

#07 - Eu tenho certeza de tudo, pelo menos eu acho!

  • Foto do escritor: Rodrigo Campos
    Rodrigo Campos
  • 9 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

O Batman o herói americano parecido com o nosso Macunaíma (o herói sem caráter), com um fundo da obra do pintor holandês: Vincent Willem van Gogh.

Não se pode afirmar com certeza se Van Gogh tinha certeza sobre todas as coisas, já que ele enfrentava desafios psicológicos significativos. Suas cartas para seu irmão, Theo, revelam seus pensamentos e emoções, oferecendo uma visão profunda de sua mente. Van Gogh buscava significado e propósito em sua vida e arte, mas a instabilidade mental muitas vezes nublava sua visão.

 

Ter certeza de tudo, sabemos que não temos, mas hoje você tem mais certeza das coisas ou menos certeza?

Pare de ler e pensa como será a sua vida quando você tiver 30, 40 ou 60 anos.

É para parar de ler e pensar, isso mesmo viaja neste pensamento o que você fará aos 30, 40 ou 60 anos de idade.

 

Pode ser que você pensou que vai estar em um emprego bom, com a sua independência financeira, seu carro, sua casa, pode ser que até casado(a) com a pessoa perfeita, filhos ou até aposentado etc.

Tem grandes chances de acontecer, mas não é nada certo, pois a vida pode te direcionar para uma vida diferente, os seus planos podem mudar, seus desejos e sonhos.

 

Teve três alemães chamados   Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, criaram uma teoria chamada Gestalt. Essa teoria é mais completa do que vamos falar aqui, mas uma das coisas principais é que Gestalt é a teoria do Todo, ou seja, é mais importante o todo que a soma das partes.

 

Pensa em uma cadeira, a cadeira é o todo, as partes são os pés, acento, encosto, parafusos. A cadeira é mais importante do que você ter várias partes separadas.

 

Para se entender as partes, precisamos entender primeiro um todo. No nosso exemplo da cadeira, se te derem as partes separadas e você não ter imaginado o todo (a cadeira montada) será apenas peças sem sentido. Quando você monta é porque já visualizou na sua cabeça como é a cadeira pronta, do todo para as partes, mesmo se ficar diferente.

 

E esse ficar diferente remete-se a uma pergunta, você tem certeza de tudo? Quando somos jovens temos muitas certezas, e com o tempo começamos a não ter tanta certeza assim.

 

Na vida sempre tem algo para aprender, e para aprender temos que duvidar, testar e principalmente se abrir para querer aprender, e para se abrir não podemos ter certeza absoluta. Todos tinham certeza de que era impossível algo mais pesado que o ar voar, até Santos Dumont criar o avião.

Outra coisa importante é sempre ver a dificuldades/decepções como um todo, ou seja, não ver apenas o problema atual, mas ver se isso vai ter relevância daqui a um tempo, pensa se uma pessoa que te faz bullying ou uma situação te prejudica muito hoje, às vezes algo que mexe no seu eu, se você se fechar para aceitar isso, você não evolui, você aceita isso como certeza/verdade e te deixa para baixo para um bom tempo ou traumatiza para a vida, ou você pode levantar a poeira e dar a volta por cima, Jean-Paul Sarte disse: Não importa o que fizeram de mim, mas sim o que eu faço como o que fizeram de mim.

 

Reflete sobre essa frase e veja quantas respostas você encontra, quantos insight você terá com isso.

 

 
 
 

1 comentário


Arte e Prosa

  • Instagram

©2024 por Arte e Prosa

bottom of page