#09 - “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta”. Eclesiastes 7:10
- Rodrigo Campos
- 9 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Achar que ontem é melhor que hoje é tolice. Hoje sempre é melhor, e sabe por quê? Porque hoje você tem mais conhecimento do que ontem, e menos que terás amanhã.
Sabe que um dia um estudioso da psicologia chamado Burrhus Frederic Skinner, dizia que: livre arbítrio era uma ilusão, pois nosso comportamento era baseado em nossas consequências anteriores. Ou seja, você escolhe uma profissão não porque você simplesmente quer, e sim porque fez algo para conseguir, podendo ser com um resultado bom ou ruim. Isso faz muito sentido, pois quando fazemos algo e a resposta é boa, preferimos fazer novamente e sendo repetida.
Imagina que você de forma despretensiosa arremessa uma bola de papel no cesto de lixo na sala de aula e acerta, sendo uma distância tão longa que seus colegas tentam acertar, mas só você consegue jogar a bolinha e acertar em várias distancias diferente. Isto irá te estimular para jogar basquete e quem sabe tornar você um atleta deste esporte. Isso pode vai acontecer diversas vezes na sua vida, namoros, amigos, empregos, carreira. Às vezes nos formamos em Fisioterapia e nos casamos com uma pessoa que tem uma loja de bolsas, e quando você percebe você é um sócio de um comercio nada a ver com o que você se formou.
Isso não quer dizer que você não toma decisões, é ao contrário você aprende o tempo todo algo e se transforma em outra coisa, você evolui você reforça o que já vinha fazendo.
Skinner chamava isso de princípio de esforço, ele estimulava os ratos a terem os comportamentos conforme os estímulos, mas não vamos falar dos ratos, mas dos humanos. Ele deu o nome de Behaviorismo. Vou tentar simplificar, com essas 4 etapas: comportamento, ambiente, respostas e estímulos.
Imagina que você tem uma página do Instagram, mas não posta nada, só usa para ver o perfil de outras pessoas, até que seus amigos/as começam a postar o dia a dia deles, e você acha legal e começa a postar também, e como seus amigos postam coisas legais, você também quer postar coisas legais, como jantares, parques que visitou, lugares chiques, viagens e tudo que é aparentemente legal.
Ou seja, iremos mostrar os dias bons da vida, e sabe o porquê? Nossas ações são moldadas pelo que fazemos (comportamento), pelo ambiente em que nos encontramos, pelas reações que recebemos (respostas) e pelos estímulos que influenciam nossas escolhas. Essas quatro dimensões trabalham juntas, influenciando e moldando nosso comportamento ao longo do tempo.
Viva o hoje, não espere por amanhã para viver; o hoje é a única página em branco que você tem o poder de preencher com suas melhores memórias, maior barganha de conhecimento e a chance de construir um amanhã ainda mais extraordinário.
Comentários