#11 his is not a pizza
- Rodrigo Campos
- 9 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

"This is not a pizza" é inspirada (ou plagiada) d famosa obra do pintor belga René Magritte ("Ceci n'est pas une pipe" 1929).
A pintura, vemos a representação de uma pizza acompanhada da frase "this is not a pizza" ("Isso não é uma pizza"). A aparente contradição entre a imagem e o texto incita a reflexão sobre a natureza da representação artística.
O quadro de Magritte questiona a ideia de que uma imagem é equivalente à realidade que ela representa. Ele nos lembra que, embora a pintura mostre um cachimbo (e na minha uma pizza), ela própria não é um objeto físico que podemos segurar ou utilizar. A obra destaca a arbitrariedade da linguagem e da representação visual, sugerindo que a imagem não é o objeto real, mas apenas uma interpretação ou simulação.
Essa abordagem de Magritte está em sintonia com a tradição surrealista, movimento artístico que buscava explorar o inconsciente e desafiar as convenções tradicionais. "Isso Não É um Cachimbo" destaca a natureza ilusória da arte, provocando o espectador a questionar suas próprias suposições sobre o que vê.
Para os dias de hoje, podemos comparar com as Fake News e futuramente a outro movimento que alienação social.
o filósofo Jean-Paul Sartre explorava a alienação social na esfera da liberdade individual. A ideia de "má-fé" de Sartre sugere que as pessoas muitas vezes se alienam de sua liberdade, negando a responsabilidade por suas escolhas e permitindo que outros determinem suas vidas. Ou seja, diga para elas que: "Sim é uma pizza" ou "Não, não é uma pizza". A ideia da obra é você refletir sobre o que realmente é ou não é uma coisa, uma situação, opinião...
Portanto, o quadro não apenas representa uma pizza também é uma provocação intelectual que nos convida a refletir sobre a complexidade da percepção, da linguagem e da representação artística e social.



Eu acho que é uma pizza, mas como está falando que não é, ok eu acredito