54 – Jornada
- Rodrigo Campos
- 27 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Na jornada educacional, o papel do educador transcende as fronteiras disciplinares, oferecendo uma abordagem holística que busca integrar conhecimentos de diversas áreas, como psicologia e biologia. Juliana Carlota Kramer Soares, com sua pesquisa sobre o envolvimento do sistema colinérgico na aprendizagem, exemplifica essa interdisciplinaridade, demonstrando como a compreensão dos processos biológicos pode enriquecer o campo da educação.
Ao explorar o funcionamento do sistema colinérgico no cérebro de ratos durante a aprendizagem de uma tarefa de discriminação no labirinto, Juliana traz à tona uma perspectiva fascinante sobre os mecanismos subjacentes ao processo de aprendizagem e memória. Sua pesquisa não apenas contribui para o avanço da ciência, mas também lança luz sobre a importância de considerar os aspectos biológicos na prática educativa, assim como a faz nas noites paulistas, lecionando e disseminando sua sapiência e experiencia.
A compreensão do papel do sistema colinérgico na aprendizagem não apenas informa a pesquisa científica, mas também tem implicações significativas para a prática educativa. Ao reconhecer a importância dos neurotransmissores e dos processos neurobiológicos no desenvolvimento cognitivo, os educadores podem adaptar suas abordagens de ensino para maximizar o engajamento e a retenção do conhecimento.
Além disso, a pesquisa de Juliana destaca a importância da interdisciplinaridade na formação educacional. Ao integrar conhecimentos de áreas como biologia e psicologia, os alunos são expostos a uma perspectiva mais ampla e contextualizada sobre os processos de aprendizagem e comportamento humano.
Como educadora, não apenas compartilha seu conhecimento especializado sobre nervos, fisiologia, genética entre outros com os alunos, mas também os inspira a explorar novas fronteiras entre as disciplinas. Sua abordagem interdisciplinar não apenas enriquece a experiência do educando, mas também prepara uma nova geração de psicólogos a enfrentar os desafios complexos do mundo contemporâneo.
Em suma, Juliana, tanto nas suas ministrações de aulas como na sua pesquisa que lhe deu o título de Mestre, destaca a importância da interdisciplinaridade na educação e como a compreensão dos processos biológicos pode enriquecer a prática educativa e do saber. Ao integrar conhecimentos com bom humor oferecendo uma experiência educacional mais rica e significativa, preparando os lecionandos para enfrentar os desafios com maturidade, sabedoria e discernimento.
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